Centenário de Nelson Rodrigues é lembrado em SP com exposição e nova montagem

Renato Borghi, em interpretação primorosa de grande clássico de Nelson Rodrigues, em São Paulo (Foto: ©Divulgação) Mal se entra na sala de espera do Teatro de Arena Eugênio Kusnet, em […]

Renato Borghi, em interpretação primorosa de grande clássico de Nelson Rodrigues, em São Paulo (Foto: ©Divulgação)

Mal se entra na sala de espera do Teatro de Arena Eugênio Kusnet, em São Paulo, encontram-se espalhados pelas paredes e iluminados por lampiões, dezenas de fotografias, detalhes históricos e frases célebres por trazerem a marca provocadora de seu autor. Talvez não haja uma maneira melhor para homenagear o pernambucano, que passou grande parte da vida no Rio de Janeiro, Nelson Rodrigues, no ano de seu centenário, que se completará em 23 de agosto.

Mas esse é apenas um aperitivo para quem vai assistir a uma das mais marcantes montagens de um dos maiores clássicos dele, “O Beijo no Asfalto – Uma tragédia carioca em 3 atos e 13 quadros”, que fica em cartaz até 26 de fevereiro.

“O Beijo no Asfalto” fez grande sucesso no teatro, e também no cinema, ao narrar a história policial, que vai parar na capa dos jornais, de um homem que atende ao pedido de outro homem que acaba de ser atropelado e, antes de morrer, lhe faz um último pedido – ganhar um beijo na boca. O fato vira um escândalo e praticamente arruína a vida de Arandir, que passa a ser vítimade muitas desconfianças e intrigas, e tenta, sem sucesso, provar não ser homossexual. Ainda mais quando cai nas mãos de dois truculentos policiais, que pertencem a um universo que Nelson Rodrigues dominava como poucos, em função da prática jornalística. De repente, a vítima perde a confiança até da própria esposa, que pela primeira vez tem a sordidez da família à qual pertence friamente exposta. 

Com direção artística de Marco Antônio Braz, essa nova montagem chama atenção pela cruezade um cenário, criado por Telumi Hellen, formado basicamente por folhas de jornal espalhadas pelo palco e alguns efeitos bastante dramáticos de iluminação, assinada por Roberto Cohen, muito bem complementados pela sonoplastia de Tunica Teixeira. A atuação do veterano Renato Borghi, um dos maiores nomes da história do teatro brasileiro, é espetacular e imperdível. Os outros atores em cena também mostram-se afinadíssimos, com destaque para Hudson Senna, Élcio Nogueira e Gabriela Fontana. 

“O Beijo no Asfalto” é apenas uma das cinco das 17 peças de Nelson Rodrigues que serão encenadas pelo grupo para festejar a data. As outras serão “Valsa Nº6”, “Os Sete Gatinhos”, “17 X Nelson (Parte II) – A Nudez da Família Brasileira” e “As Noivas de Nelson”, adaptação de Marco Antônio Braz, baseada em contos da série de livros “A Vida Como Ela É”. Portanto, o escritor será lembrado justamente pela arte em que acreditava se sair melhor e pela qual demonstrava grande paixão criativa – a dramaturgia.

Serviço
“O Beijo no Asfalto” – Até 26 de fevereiro  – sextas, às 21h30; sábados, às 21h; e domingos, às 19h
Ingressos a R$20
Teatro de Arena Eugênio Kusnet – Rua Teodoro Baima, 94
T: (11) 3256-9463 / 3259-6409 – Consolação – São Paulo/SP

[email protected]