Velhos companheiros

José Eduardo Dutra, ex-presidente da Petrobras, volta à empresa e vai negociar com trabalhadores

São Paulo – Ex-presidente da Petrobras (de janeiro de 2003 a julho de 2005), José Eduardo Dutra foi eleito hoje (29) pelo Conselho de Administração para a diretoria Corporativa e de Serviços, criada recentemente pela estatal. Entre as áreas que ficarão sob sua responsabilidade, está a de recursos humanos, justamente a responsável por negociar os acordos coletivos com a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e os sindicatos da categoria.

Geólogo de formação, Dutra presidiu o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Minérios do Estado de Sergipe (Sindimina). Agora, será o interlocutor direto da empresa com os representantes dos trabalhadores. A campanha salarial dos petroleiros costuma começar em agosto, às vésperas da data-base (1º de setembro).

Dutra também era um dos “três porquinhos” do início do governo Dilma, ao lado de Antônio Palocci e José Eduardo Cardozo. O primeiro deixou a Casa Civil e o segundo ocupa o Ministério da Justiça. Há quase um ano, Dutra pediu afastamento da presidência do PT, por motivo de saúde.