Mais ministros acertam devolução de diárias pagas indevidamente

São Paulo – Outros dois ministros devolveram o valor de diárias pagas por dias sem compromissos oficiais. A conduta foi anunciada depois de a Controladoria Geral da União (CGU) pedir […]

São Paulo – Outros dois ministros devolveram o valor de diárias pagas por dias sem compromissos oficiais. A conduta foi anunciada depois de a Controladoria Geral da União (CGU) pedir que a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, adotasse a medida. Os titulares das Comunicações, Paulo Bernardo, e do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, confirmaram o pagamento.

Paulo Bernardo ressarciu, na terça-feira (10), R$ 1.381,18, relativos a diárias do período de 30 de abril a 2 de maio. O Guia de Recolhimento da União (GRU) foi publicado pelo ministério. Ainda segundo a nota da pasta, Paulo Bernardo nunca havia recebido diárias quando se desloca para Curitiba, mesmo em ocasiões oficiais. O depósito foi classificado como um “erro administrativo”.

No caso de Florence, o valor do “pagamento em excesso” foi de R$ 1.365,96. O valor foi devolvido na segunda-feira (9). A liberação da diária também foi indevida, segundo a pasta.

Ana de Hollanda sofreu duras críticas por ter recebido os valores de diárias, calculadas automaticamente por um sistema de gerenciamento de viagens de servidores, referentes a fins de semana sem compromissos oficiais. Ela comprometeu-se, em acordo com a CGU, a devolver os valores relativos a cinco dos 16 dias em que a agenda oficial não mencionava eventos ligados ao ministério. Nos outros dias, a ministra alega ter ocorrido encontros informais.