Para PSDB, ‘Dilma mente’. PT vê ‘grosseria’ como ‘desespero’

(Foto: montagem sobre fotos de Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil) Visitas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da pré-candidata do PT, a ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff, e […]

(Foto: montagem sobre fotos de Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Visitas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da pré-candidata do PT, a ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff, e as declarações de ambos motivaram um aumento da temperatura do debate eleitoral. Ainda em janeiro, dois meses antes do prazo para desincompatibilização e mais de quatro meses antes do início da campanha, as trocas de acusações indicam o tom do que vem por aí.

Intitulada “Dilma mente”, uma nota assinada pelo presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, responde às afirmações de que um eventual governo tucano, possivelmente encabeçado pelo governador de São Paulo, José Serra, representaria o fim do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O conteúdo foi publicado no site da legenda na manhã desta quinta-feira (21):

“Dilma Rousseff mente. Mentiu no passado sobre seu currículo e mente hoje sobre seus adversários. Usa a mentira como método. Aposta na desinformação do povo e abusa da boa fé do cidadão.

Mente sobre o PAC, mente sobre sua função. Não é gerente de um programa de governo e, sim, de uma embalagem publicitária que amarra no mesmo pacote obras municipais, estaduais, federais e privadas. (…)

Dissimulada, Dilma Rousseff assegurou à Dra. Ruth Cardoso que não tinha feito um dossiê sobre ela. Mentira! Um mês antes, em jantar com 30 empresários, informara que fazia, sim, um dossiê contra Ruth Cardoso.

Durante anos, mentiu sobre seu currículo. Apresentava-se como mestre e doutora pela Unicamp. Nunca foi nem uma coisa nem outra.”

 

Clique aqui para ler a íntegra.

Ricardo Berzoini e José Eduardo Dutra, respectivamente presidentes atual e eleito do PT, responderam também em nota no início da tarde. Afirmam que se trata de desespero dos rivais:

“De forma desqualificada, vil, caluniosa e grosseira para com a Ministra Dilma Rousseff, o que merece repúdio de todos, a nota revela o desespero por que passa a oposição brasileira, incapaz de produzir um programa de governo que sensibilize os corações e as mentes dos brasileiros.

Até entendemos o desequilíbrio do senador Sérgio Guerra, que, recentemente, em entrevista à revista Veja, descuidou-se e revelou as verdadeiras intenções de seu partido em acabar com o PAC, o que deve ter lhe rendido severas reprimendas de seus pares.

No entanto, o que mais salta aos olhos é a hipocrisia do candidato de PSDB, José Serra, que ao mesmo tempo em que afirma estar “concentrado no trabalho” e que “não vai entrar em nenhum bate-boca eleitoral de baixaria”, usa o presidente do seu partido como um verdadeiro jagunço da política para divulgar uma nota daquele teor.”

Clique aqui para ler a íntegra.

Os petistas pedem, na nota, “um debate de propostas e projetos, em alto nível”.

Pelo teor de ambas as manifestações, em clima de Fla-Flu, a disposição dos lados anda distante disso.