Cidades-sede

Belo Horizonte: sete jogos na agenda

Reforma no Mineirão e linhas de BRT estão entre os legados. Impacto das obras e falta de diálogo e transparência, entre as críticas.

Luan S.R./Wikimedia Commons-CC-BY-SA 3.0

Reformado, Mineirão recebe quatro partidas na primeira fase, nos dias 14, 17, 21 e 24

Belo Horizonte receberá sete partidas durante a Copa. Se combinar com os russos e com os demais 30 participantes, os mineiros terão chances de receber o Brasil em até duas partidas do mata-mata, a depender da combinação de resultados e de a seleção alcançar as semis.

A cidade recebe Colômbia e Grécia (14/06), Bélgica e Argélia (17/06), Argentina e Irã (21/06), Costa Rica e Inglaterra (24/06), além de uma das oitavas e de uma das semifinais.

BH tem um estádio reformado, aeroporto e obras viárias como trunfo. Mas convive com denúncias de abusos em remoções para obras, além de acumular duas vítimas fatais durante os protestos de junho e julho de 2013, à época da Copa das Confederações.

Em parte da série do Copa na Rede sobre as cidades-sede são apresentados, além de dados sobre o estádio em si, os legados (em clima de #VaiTerCopa) e os gargalos (na vibe do #NãoVaiTerCopa). Tudo é complementado por atrações municipais que merecem replay: cartões postais citados para lembrar que já existe uma cidade por ali e que nem só de futebol vive o Brasil. Termina a brincadeira com uma referência às principais torcidas locais, segundo alguma pesquisa de opinião mais ou menos polêmica (“É disso que o povo gosta”).

Estádio

Mineirão, Estádio Governador Magalhães Pinto

Capacidade de público

62.547

No Mapa

#VaiTerCopa

Três linhas de BRT, reforma no aeroporto de Confins; Via 210; ampliações de avenidas e expansão da Central de Controle do Trânsito; reforma do Mineirão.

#NãoVaiTerCopa

Remoção de 150 ambulantes das imediações do Mineirão; ameaça de despejo de famílias por obras viárias; morte de duas pessoas (um metalúrgico e um estudante) durante a Copa das Confederações de 2013; morte de menino de 12 anos por disparo de policial durante protesto.

Merece replay

Cidcn/Wikimedia Commons-CC-BY-2.5
Igreja de São Francisco de Assis, na Pampulha, é um dos cartões postais da cidade

Igreja da Pampulha; Mercado Central; Praça da Liberdade; Santuário de Bom Jesus de Matosinhos.

É disso que o povo gosta

Atlético-MG e Cruzeiro (CP2 Pesquisa 2012).

(Foto do Mineirão: Luan S.R./Wikimedia Commons-CC-BY-SA 3.0)

(Foto da Igreja de São Francisco de Assis: Cidcn/Wikimedia Commons-CC-BY-2.5)