Após absolver Jaqueline Roriz, Câmara livra Valdemar Costa Neto

Costa Neto depõe no Conselho de Ética da Câmara (Foto: José Cruz/ABr) Na quarta-feira (28) o  Conselho de Ética da Câmara dos Deputados arquivou, por 16 votos a dois, o […]

Costa Neto depõe no Conselho de Ética da Câmara (Foto: José Cruz/ABr)

Na quarta-feira (28) o  Conselho de Ética da Câmara dos Deputados arquivou, por 16 votos a dois, o pedido de abertura de investigação contra Valdemar Costa Neto (PR-SP). Costa Neto foi absolvido das acusações de irregularidades na assinatura de contratos, superfaturamento de obras e esquema de cobrança de propina no Ministério dos Transportes.

Em sua defesa, Costa Neto disse que não há nada que prove sua participação nos episódios denunciados. Segundo ele, há somente registros de reuniões a que compareceu. “O trabalho de autoridades competentes confirmará que não havia malfeito no Ministério dos Transportes”, disse.

Primeiro, foi a Jaqueline Roriz. O plenário da Câmara dos Deputados absolveu a deputada (do PMN-DF) e ela não  teve o mandato cassado pela Justiça. Eram necessários 257 votos para que a cassação acontecesse, mas apenas 166 deputados votaram a favor da medida.

Jaqueline chorou, se fez de vítima, deu show na frente das câmeras de TV. Um dia depois de receber o apoio dos colegas, ela retomou sua rotina parlamentar. Um tapa na cara dos brasileiros honestos

A votação favorável à deputada federal aconteceu apesar da divulgação de imagens em que ela aparece recebendo dinheiro do pivô do “mensalão do DEM”, em 2006. Um vídeo mostra a deputada embolsando R$ 50 mil do ex-secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal, Durval Barbosa, que delatou o esquema para tentar limpar a própria barra.

Roubaram o protesto

Símbolo do ex-presidente Jânio Quadros, a vassoura seria protagonista de um protesto político planejado para ser mantido por alguns dias em Brasília. Seria, se não tivessem sido roubadas.

Porém, roubaram as muitas das 594 vassouras nas cores verde e amarelo que desde a manhã da quarta-feira (28) estavam fincadas no gramado em frente ao Congresso Nacional, como símbolo da luta contra a corrupção.

A organização da manifestação optou por retirar o restante das vassouras após perceber que todas acabariam sendo mesmo arrancadas.