Aquecimento global

Calor extremo: Inmet expande alerta vermelho para 15 estados e DF até sexta-feira

Clima no país é de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, e riscos para a integridade física ou mesmo à vida”, diz Inmet

Eduardo Maretti
Eduardo Maretti
A crise climática que se agrava rapidamente, devido à ação humana, piora a situação de maneira jamais vista

São Paulo – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prorrogou, nesta segunda-feira (13), a situação de alerta vermelho para 15 estados do país e o Distrito Federal. O alerta estava previsto para vigorar em seis estados mais o DF até quarta-feira (15), mas a situação climática se agravou, exigindo ampliar a abrangência e amplitude temporal da medida.

Alertas desse tipo são emitidos quando se espera um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”, diz o Inmet.

Normalmente, a aproximação do verão, que começa em dezembro, faz com que a temperatura aumente em novembro. Mas em 2023 o fenômeno El Niño e a crise climática que vem se agravando rapidamente, devido à ação humana, tornam a situação em um cenário jamais visto.

O Inmet orienta as pessoas para que bebam bastante líquido, principalmente água filtrada ou fervida e não façam atividades físicas. É recomendado ainda evitar exposição ao sol em horários mais quentes e usar hidratante para pele e protetor solar, além de umidificar o ambiente.

Segundo artigo publicado no site da Metsul,  “a anomalia de temperatura para outubro de 2023 foi a segunda mais alta em todos os meses no conjunto de dados ERA5, atrás apenas de setembro de 2023”.

O texto diz ainda que o mês passado foi 1,7°C mais quente do que estimativa da média de outubro para 1850-1900, o período de referência pré-industrial. E lembra que o Acordo de Paris estabeleceu como meta limitar o aquecimento global a 1,5ºC acima do período pré-industrial.

Confira os estados que estão sob alerta de “grande perigo”:

  1. Amazonas
  2. Rondônia
  3. Pará
  4. Mato Grosso
  5. Mato Grosso do Sul
  6. Tocantins
  7. Goiânia
  8. Paraná
  9. São Paulo
  10. Minas Gerais
  11. Bahia
  12. Piauí
  13. Espírito Santo
  14. Rio de Janeiro
  15. Maranhão
  16. Distrito Federal

O alerta é válido até as 23h59 da próxima sexta-feira (17).

Leia ainda: Brasil passa por onda de calor histórica no fim de semana