Crise Hídrica

Entidade faz novos testes sobre qualidade da água do volume morto

Para coordenadora da Proteste, população precisa saber que a água que está chegando às casas tem qualidade para consumo humano

Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

População não se sente segura sobre qualidade da água do volume morto

São Paulo – A Proteste, entidade de defesa dos consumidores, iniciou a segunda etapa da coleta de amostras para analisar a qualidade da água em diversas regiões da capital paulista abastecida pela Sistema Cantareira. Em entrevista à Rádio Brasil Atual, Maria Inês Dolci, coordenadora do departamento de Relações Institucionais da associação, diz que após o uso do volume morto pela Sabesp o consumidor precisa saber se a água é imprópria ou não para o consumo.

Em levantamento feito pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), 59% dos entrevistados disseram ter percebido comprometimento na qualidade. A condição da água fornecida pela Sabesp divide especialistas, que afirmam que essa reserva pode ser imprópria para consumo.

A coordenadora da Proteste afirma que o intuito das novas análises da água da segunda cota do volume morto é reduzir as incertezas da população, que temem por eventuais consequências à saúde : “os consumidores acabam ficando confusos, receiam se a água que está chegando em casa é adequada, se tem qualidade ou não”, afirma Maria Inês Dolci

Especialistas do governo do estado e da prefeitura que estiveram na reunião da CPI da Sabesp no dia 29 de outubro afirmaram que até o momento não houve alteração significativa da qualidade da água.

Ouça reportagem de Anelize Moreira: