Lei da Ficha Limpa tem apoio de 85% dos brasileiros, diz pesquisa

São Paulo – Um estudo encomendado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para o Ibope, divulgado nesta terça-feira (21), mostra que 85% dos brasileiros são a favor da Lei da […]

São Paulo – Um estudo encomendado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para o Ibope, divulgado nesta terça-feira (21), mostra que 85% dos brasileiros são a favor da Lei da Ficha limpa. O levantamento traça o perfil do eleitorado brasileiro. A pesquisa mostra também que 9% do eleitorado brasileiro não conhece a Lei e outros 3% são contra essa norma.

Entre os 85% que aprovam a lei, a maior parte 91% é de eleitores das regiões Norte e Centro-Oeste. Já na análise do nível de escolaridade, 91% dos favoráveis à Ficha Limpa têm curso superior e 88%, ensino médio completo.

Entretanto, a maior parte dos eleitores (73%) acredita que a política é uma atividade que beneficia os próprios políticos e não a sociedade. Na hora de escolher o candidato, 21% levam em conta os benefícios que a comunidade ou a própria família pode receber.

“Isso mostra o grau de insatisfação em relação à classe ‘política’. O que precisamos, agora, é agilizar as denúncias e punições, para que a sociedade se conscientize”, ressaltou Mozart Valadares presidente da associação.

Foram entrevistadas 2.002 pessoas, entre 18 e 21 de agosto, em 140 cidades de todo o país.

Mobilização

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e diversas entidades da sociedade civil que defendem a Lei da Ficha Limpa assinaram nesta terça um manifesto em favor da norma. O manifesto colheu mais de 70 assinaturas, entre elas, de juristas renomados como Paulo Bonavides, Celso Antonio Bandeira de Mello, Fabio Konder Comparato, Dalmo de Abreu Dallari e Hélio Bicudo. A lista também tem nomes de representantes de entidades de magistrados, advogados, procuradores, jornalistas e outras classes profissionais.

Com informações da Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias