Você está aqui: Página Inicial / Trabalho / 2012 / 06 / Metroviários de cinco cidades retornam ao trabalho nesta quinta

Metroviários de cinco cidades retornam ao trabalho nesta quinta

Sindicatos vão aguardar julgamento de dissídio coletivo no TST
por Redação da RBA publicado , última modificação 21/06/2012 09h58
Sindicatos vão aguardar julgamento de dissídio coletivo no TST

São Paulo – Metroviários de Belo Horizonte, Maceió, João Pessoa, Recife e Natal decidiram hoje (20), em assembleia, suspender a greve. Os trabalhadores estavam parados havia 38 dias por falta de um acordo nas negociações salariais entre os sindicatos de metroviários e ferroviários e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Os metroviários decidiram retornar ao trabalho depois que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) resolveu adiantar o julgamento de dois dissídios coletivos. O julgamento estava marcado para 13 de agosto, mas foi antecipado para a próxima terça-feira (26).

Duas audiências de conciliação foram realizadas no TST, mas fracassaram. Na última reunião entre sindicatos de trabalhadores e CBTU, no dia 15, a empresa ofereceu reajuste salarial de 2%. A proposta foi rejeitada pelos representantes dos trabalhadores. Com data-base em 1º de maio, a categoria reivindica 5,13% a título de reposição, acrescido de 10% de aumento real, plano de carreira, participação nos lucros ou resultados (PLR), plano de saúde integral, adicional noturno de 50% e gratificação por passageiro transportado.

Nas cinco cidades, os trens funcionam em horários de pico, em cumprimento a decisões judicias ou acordos firmados com o Ministério Público.