Presidente do PT afirma que reforma política é prioridade

Durante reunião que deu início à celebração dos 30 anos da CUT, Falcão afirmou que o PT prioriza a luta pela democratização da comunicação (Foto: William Volcov/Brazil Photo Press/Folhapress) São […]

Durante reunião que deu início à celebração dos 30 anos da CUT, Falcão afirmou que o PT prioriza a luta pela democratização da comunicação (Foto: William Volcov/Brazil Photo Press/Folhapress)

São Paulo – O presidente nacional do PT, Rui Falcão, que participou hoje (27) de reunião que marcou o início das comemorações pelos 30 anos da CUT, disse que a central é um dos sinais de conquista do regime democrático – a ser aperfeiçoado “com a reforma política do sistema eleitoral”. Segundo ele, a prioridade do partido é a reforma política. “Uma campanha de coleta de assinaturas pretende angariar apoio para o financiamento público das campanhas e para as listas partidárias.”

Falcão disse ainda que o PT prioriza a campanha pela democratização dos meios de comunicação – proposta já aprovada em 1991, em congresso da CUT. O petista foi dirigente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. “Se hoje estamos à frente do governo federal, isso se deve em grande parte à presença de um vigoroso movimento social e sindical.”

Para o dirigente, a oposição precipitou o debate eleitoral de 2014. “Nossos adversários insistem em não deixar a presidenta Dilma governar”, afirmou. “Vamos percorrer o país com a presidenta Dilma e o presidente Lula para debater com a população o significado desta década e as transformações que ainda precisamos fazer.”

Ele disse ainda que “é para valer” a candidatura do senador petista Lindbergh Farias ao governo do Rio de Janeiro. Esta semana, houve protestos do PMDB fluminense, que cobra apoio ao atual vice de Sérgio Cabral, Luiz Fernando Pezão. As duas posições são legítimas, segundo Falcão, sem descartar uma convergência até o ano que vem.