PT supera desistência de João Paulo em Osasco e Jorge Lapas chega em primeiro

Com impugnação de Celso Giglio (PSDB) pela lei da Ficha Limpa, que aguarda julgamento de recurso no TSE, justiça confere a petista 60% dos votos válidos

O petista Jorge Lapas conseguiu 138 mil votos (Foto: Divulgação)

São Paulo – O candidato do PT à Prefeitura de Osasco, Jorge Lapas, está com o primeiro lugar em total de votos até agora, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Com a apuração encerrada, Lapas alcançou 138.435 votos, que correspondem a 60% dos considerados válidos pelo tribunal. O resultado oficial liquida a eleição em turno único. O segundo colocado ficou com Osvaldo Verginio, do PSD, com 38.705 votos (17%), um pouco à frente de Delbio teruel, do PTB, com 36.830 (16%). Alexandre Castilho (PSOL), com 8.338, e Reinaldo Mota (PMN), com 8.318, não atingiram 4% dos válidos.

A votação dada ao candidato do PSDB, Celso Giglio, foi considerada nula pela Justiça Eleitoral porque ele teve a candidatura impugnada pela Lei da Ficha Limpa. O tucano entrou com recurso para poder concorrer. Sua coligação espera por um julgamento favorável da ação pelo Tribunal Superior Eleitoral  (TSE) para que seja realizado um segundo turno na cidade.

A eleição na cidade que tem o quarto maior PIB do estado foi contaminada por questões judiciais. Incriminado pelo julgamento do mensalão, o deputado federal do PT João Paulo Cunha renunciou à disputa. Na ocasião, disputava a dianteira com o candidato tucano Celso Giglio, que acabou tendo sua candidatura impugnada na reta final da campanha por ter contas de administrações anteriores rejeitadas pela Justiça.

Os cerca de 120 mil votos que obteve estão computados, mas enquanto a eleição estiver sub judice são considerados nulos.

 

Leia também

Últimas notícias