Dilma promete política para aviação regional até o fim do ano

Presidenta defende subsídio para permitir que empresas aéreas sejam atraídas a aeroportos regionais

São Paulo – Em entrevista a rádios na cidade de Francisco Beltrão (PR), para o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2001/2012, a presidenta Dilma Rousseff defendeu a possibilidade de o governo subsidiar aeroportos regionais para atrair empresas aéreas. Ela defende o modelo como “política agressiva” de expansão desse tipo de terminal aéreo, que despertam menor interesse do setor privado por oferecer rentabilidade menor. As ações para o setor devem ser anunciadas até o fim de 2011, disse a presidenta.

Dilma considera que isso significa práticas diferentes de tarifação, de modo a garantir “subsídio cruzado”. O modelo é uma prática consagrada internacionalmente, segundo ela. “A aviação regional não pode ser tratada (em aeroportos regionais), da forma como (é tratada) no aeroporto de São Paulo. Ela não vai dar o mesmo rendimento que o aeroporto de São Paulo. Então, para atrair uma empresa de aviação regional temos que ter uma política específica”, disse.

A necessidade de esperar até o fim do ano para detalhar a política para aeroportos regionais envolve os “gargalos violentos” enfrentados pelo governo brasileiro.

No início do mês, o governo conseguiu aprovar a Medida Provisória 527/11 que criou a Secretaria de Aviação Civil, com estatuto de ministério. Em maio, o edital de concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, em Natal, foi publicado.