Humor contra a intolerância

Com obras sobre sexualidade, religião, política e liberdade de imprensa, 39º Salão Internacional do Humor é inaugurado em Piracicaba com 436 obras de 64 países

Grande Prêmio Zélio de Ouro, concedido a Bruno Hamzagic de Carvalho, também vencedor do Prêmio Caricatura (Foto: Divulgação)

Piracicaba – Dizem que o humor tem passe livre até em velório. Também é comum ouvir que brincando se diz verdades. Se alguém duvidar que vá conferir no Salão Internacional do Humor de Piracicaba, interior de São Paulo, inaugurado ontem (25). Criado em plena ditadura, o evento esbanja bom humor há quase quatro décadas, reunindo cartuns, charges e caricaturas que invariavelmente apontam o traço para temas espinhosos e polêmicos.

Em sua 39º edição, a mostra segue na mesma direção. Desta vez o tema é a intolerância e apresenta obras sobre política, sexualidade, religião e liberdade de imprensa. “A intolerância está na gênese da nação brasileira”, diz Adolfo Queiroz, professor universitário e um dos pioneiros fundadores do Salão de Humor.

Queiroz argumenta que a longa história de arbitrariedades começou logo que desembarcaram por aqui, os nossos colonizadores portugueses, ao imporem às várias tribos de índios que viviam na Terra de Santa Cruz, hoje Brasil, uma religião unificadora. “Os jesuítas trocaram ‘Tupã’ por ‘Deus’ e foram educando os indígenas para a nova realidade”.

Como em todas as edições, famosos de todas as áreas também são retratados. A extensa lista inclui Dilma Rousseff, Neymar, o lutador de UFC Anderson Silva, Hermeto Pascoal, Celebridades que já se foram ganham homenagens, como Raul Seixas, Tim Maia e Noel Rosa. Chico Anysio e Glauco Villas Boas estão em mostras paralelas.

Na noite de abertura foram anunciados os trabalhos premiados que levaram, no total, R$ 47 mil. O cartunista de São Paulo, Bruno Hamzagic de Carvalho, faturou dois prêmios, nas categorias melhor caricatura e o Prêmio Zélio de Ouro. O ucraniano Oleksy Kustovsky foi o vencedor de melhor cartum, e o de melhor charge ficou com Angel Boligán, do México. Ulisses Araújo levou o Prêmio Câmara.

É a maior mostra da história do salão: 436 obras, 100 cartuns, 89 caricaturas, 76 charges, 78 tiras de quadrinhos, oito peças tridimensionais e 85 trabalhos com o tema intolerância produzidos por artistas de todos os estados brasileiros e de 64 países.

Um dos convidados deste ano é o cartunista Laerte, autor do primeiro cartaz do Salão, em 1974, que fazia uma metáfora com os porões da Idade Média para expressar o momento vivido no país, marcando ainda o espírito da mostra. “O salão surgiu como manifesto à mordaça colocada na boca do brasileiro pelos atos institucionais”, observa o presidente da comissão organizadora, Edson Rontani Junior.

O Salão de Humor de Piracicaba foi criado em 1974 por jornalistas e intelectuais de Piracicaba com o apoio de grandes nomes do humor nacional, como Millôr Fernandes, Jaguar, Fortuna, Henfil, Ziraldo, Zélio e Paulo Francis.

O evento conquistou status internacional e projetou-se com um dos principais do gênero no mundo.

A programação do Salão de Humor, que segue até 14 de outubro, inclui ainda 26 mostras paralelas, oficinas de desenhos, lançamentos de livros, entre outras atrações. Tudo de graça.

Premiados 

Prêmio Zélio de Ouro e Prêmio Caricatura: Bruno Hamzagic de Carvalho – Taboão da Serra – SP

1º lugar – Tiras – Rafael Corrêa – Porto Alegre – RS

Prêmio Tira - Rafael Corrêa – Porto Alegre

1º lugar – Cartuns – Oleksy Kustovsky – Ucrânia

Prêmio Cartum, que será entregue ao ucraniano Oleksy

1º lugar – Charges – Angel Boligán – México

Prêmio Charge - Angel Boligán – México

Prêmio Câmara Municipal – Ulisses Araújo – Paraíba do Sul – RJ

Prêmio Câmara de Vereadores de Piracicaba a Ulisses Araújo

Prêmio Intolerância – Rodrigo Machado Rosa – Porto Alegre – RS

Prêmio Intolerância - Rodrigo Machado da Rosa - Porto Alegre

Menção Honrosa – Tiras – Tomás Serrano – Espanha

Menção Honrosa – Cartuns – Pavel Constantin – Romênia

Menção Honrosa – Cartuns – Angel Boligán – México

Menção Honrosa – Charges – Mohsen Asadi – Irã

Menção Honrosa – Charges – Ricardo Clement – El Salvador

Menção Honrosa – Caricaturas – Ulisses Araújo – Brasil

Menção Honrosa – Caricaturas – Lucas Leibholz – Brasil

Menção Honrosa – Caricaturas – Glen Batoca – Brasil

Menção Honrosa – Caricaturas – Fabricio Rodrigues Garcia – Brasil

Menção Honrosa – Caricaturas – Saeed Sadighi – Irã

Menção Honrosa – Intolerância – José Antonio Costa – Brasil

Menção Honrosa – Intolerância – Darko Drljevic – Montenegro

Serviço:                                                                                                                             
Salão Internacional de Humor de Piracicaba
De 25/8 a 14/10; de terça a quinta, das 14h às 18h; de sexta a domingo, das 10h às 21h
Local: Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454, Vila Resende, Piracicaba; tel. (19) 3403-2620. 
Grátis. Livre.
Informações: www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br