Vereadores e deputados debatem operação policial em área de consumo de crack de SP

São Paulo – A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Vereadores de São Paulo debate na tarde desta quarta-feira (11) abusos cometidos durante a operação conjunta da prefeitura e […]

São Paulo – A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Vereadores de São Paulo debate na tarde desta quarta-feira (11) abusos cometidos durante a operação conjunta da prefeitura e do governo estadual na região da Luz, conhecida como cracolândia. A reunião será em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa paulista. 

O evento acontece às 15h, no auditório do 1º subsolo da Câmara Municipal, que fica no Viaduto Jacareí número 100, centro da capital.

Organizações de direitos humanos foram chamadas para debater maneiras de garantir uma ação que respeite os direitos humanos dos usuários de drogas que circulam pela região. Eles defendem que a problemática da chamada cracolândia não é caso para a repressão policial, como vem ocorrendo desde o dia 3 deste mês, por meio da Operação Sufoco, mas de cuidados de saúde  e de atendimento social.

Representantes da administração Gilberto Kassab foram chamados a participar do debate, mas até a manhã desta quarta não havia presença confirmada. A prefeitura e a Polícia Militar argumentam que é preciso romper os elos entre usuários e traficantes para em seguida inserir uma ação preventiva e sanitária, visão que tem levantado críticas de especialistas e de organizações que atuam no bairro.