Dique é esperança de moradores do Jardim Romano

A esperança dos moradores do Jardim Romano, em São Paulo, que sofreu inundação por mais de 60 dias em 2009, é a construção de um dique. A obra, orçada em […]

A esperança dos moradores do Jardim Romano, em São Paulo, que sofreu inundação por mais de 60 dias em 2009, é a construção de um dique. A obra, orçada em R$ 70,5 milhões, deve ter 1.400 metros e tem o objetivo de evitar que as águas da várzea do rio Tietê invadam o bairro novamente.

O problema é que a obra ainda não está acabada e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), admitiu no dia 26 (sexta-feira) que as obras emergenciais antienchentes no bairro só devem ser concluídas em janeiro. “É um mero capricho falar em janeiro. Pode ser o final de novembro, apesar de que já estamos no final do mês. A obra vai ficar pronta”, targiversou Kassab ao jornal Estado de S. Paulo

Na região, as enchentes atingiram o Centro de Educação Unificado (CEU) Três Pontes, um conjunto habitacional da Caixa Econômica Federal e mais centenas de famílias de dezembro de 2009 a fevereiro de 2010.

Segundo a moradora Márcia Carvalho, a construção do dique levou a retirada de 400 das 600 famílias previstas no início da obras. “É um serviço muito bonito”, avalia a moradora. Entretanto ela teme que com a obra, haja inundações mais fortes em outros locais como o Jardim Pantanal. “A água do Jardim Romano pode acabar indo para o Jardim Pantanal”, aponta.