Chile antecipa horário de resgate de mineiros soterrados

Brasília – Os 33 mineiros que estão presos há 68 dias na Mina de San José, no Norte do Chile, vão começar a ser resgatados às 20h (horário de Brasília) […]

Brasília – Os 33 mineiros que estão presos há 68 dias na Mina de San José, no Norte do Chile, vão começar a ser resgatados às 20h (horário de Brasília) desta terça-feira (12). A previsão do início do resgate era à meia-noite, mas a operação foi antecipada.

Os presidentes do Chile, Sebastián Piñera, e da Bolívia, Evo Morales, devem chegar à região do Deserto do Atacama às 18h para acompanhar o início do resgate. A imprensa internacional que está no local para cobrir a retirada dos mineiros não terá acesso à área próxima à mina. Por isso, telões serão instalados do lado de fora da mina, para que os jornalistas possam acompanhar a operação.

Cerca de 2 mil pessoas estão acampadas ao redor da mina, entre parentes das vítimas, jornalistas, curiosos, técnicos e voluntários que trabalham no resgate.

Os primeiros a serem resgatados devem ser os quatro considerados com melhor estado de saúde e mais ágeis, para que possam reagir a qualquer imprevisto. Os dez mineiros mais debilitados deixarão a mina a partir da quinta retirada. Após o resgate, as vítimas serão imediatamente hospitalizadas.

Os trabalhadores serão retirados por meio de uma cápsula que será içada por uma grua. Para ajudar no resgate, primeiramente descerão um operador e um médico que avaliará o estado de saúde das pessoas.

Edição: Fábio M. Michel