Varejo

Vendas no comércio mantêm declínio em fevereiro

Na comparação com 2016, a maioria dos setores registrou queda

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentou queda de 0,5%

São Paulo – O volume de vendas do comércio varejista voltou a cair no segundo mês do ano, recuando 0,2% ante janeiro, com variação de 0,1% na receita. Comparada a fevereiro de 2016, a retração, 23ª seguida, foi de 3,2%. As vendas caíram 2,2% no primeiro bimestre e têm queda de 5,4% no período de 12 meses, segundo informou nesta quarta (12) o IBGE. Em relação à receita nominal, o resultado foi de 2,1% e 4,2%, respectivamente.

De janeiro para fevereiro, o instituto apurou dados positivos em cinco dos oito setores pesquisados, com destaque para móveis e eletrodomésticos (3,8%) e tecidos, vestuário e calçados (1,5%). Um dos segmentos em queda foi o de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,5%).

Ante fevereiro do ano passado, sete setores têm redução. O IBGE destaca combustíveis e lubrificantes (-8,5%), área que representou o maior impacto. Hipermercados/supermercados caiu 0,3% e móveis e eletrodomésticos recuou 3,4%. A exceção foi o segmento de tecidos, vestuário e calçados, com alta de 3,6%.

No acumulado em 12 meses, todas as atividades têm resultado negativo. Veículos e motos, partes e peças, setor que faz parte do chamado varejo ampliado, caiu 13,1%. E material de construção recuou 8,2%.

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