Líderes decidem formar cinco blocos partidários na Câmara

Brasília – Os líderes dos partidos com representação na Câmara decidiram hoje, em reunião encerrada há pouco, formar cinco blocos partidários para assegurar o respeito ao critério de proporcionalidade na […]

Brasília – Os líderes dos partidos com representação na Câmara decidiram hoje, em reunião encerrada há pouco, formar cinco blocos partidários para assegurar o respeito ao critério de proporcionalidade na divisão dos cargos da Mesa Diretora. A decisão foi uma reação ao bloco formado ontem pelo do PV e PPS.

Com a decisão dos líderes, foram formados cinco blocos:
– PT, PMDB, PP, PSC, PMN e PDT – com 257 deputados;
– PR, PRB, PRP, PHS, PTdoB, PTC, PSL e PRTB – com 60 deputados;
– DEM e PSDB – com 96 deputados;
– PSB, PTB e PcdoB – com 71 deputados; e
– PPS e PV – com 26 deputados.

O Psol é o único partido que não se integrou a nenhum dos blocos.

O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), um dos articuladores do acordo para a formação dos blocos, explicou que o objetivo dos líderes é garantir, na divisão dos cargos da Mesa Diretora e das presidências das comissões, o respeito à proporcionalidade obtida pelos partidos nas urnas.

Os líderes voltam a se reunir às 14h30 para discutir a formação da chapa de consenso para a eleição da Mesa Diretora e os procedimentos para a votação. O candidato a presidente nessa chapa é o atual presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), que tem o apoio de 21 partidos. Os deputados Sandro Mabel (PR-GO) e Jair Bolsonaro (PP-RJ) disputarão a Presidência com

Mesa diretora

Os líderes partidários que apoiam a candidatura do deputado Marco Maia (PT-RS) à presidência da Câmara definiram há pouco os nomes que concorrerão na chapa de consenso. As candidaturas deverão ser oficializadas em nova reunião prevista para as 14h30, quando deverão ser discutidos também os nomes de presidentes de comissões.

Os titulares são:

  • Rose de Freitas (PMDB-ES), 1ª vice-presidente;
  • Eduardo da Fonte (PP-PE), 2º vice-presidente;
  • Eduardo Gomes (PSDB-TO), 1º secretário;
  • Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), 2º secretário;
  • Inocêncio Oliveira (PR-PE), 3º secretário;
  • Júlio Delgado (PSB-MG), 4º secretário.

Os suplentes são: Manato (PDT-ES), Carlos Eduardo Cadoca (PSC-PE), Geraldo Resende (PMDB-MS) e Sérgio Moraes (PTB-RS).

Fonte: Agência Câmara

 

 

Leia também

Últimas notícias