Posse em julho

Chapa única no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC se elege com 92% dos votos

Rafael Marques, que havia assumido o comando durante a gestão anterior, ficará na presidência. Mandato vai até 2017

adonis guerra

Vice na gestão anterior, Rafael havia assumido o comando da entidade em 2012 no lugar de Sérgio Nobre

São Paulo – Com 91,7% dos votos válidos (33.198 de um total de 36.203), a chapa única foi eleita no segundo turno do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. As eleições foram realizadas quarta-feira (7) e ontem (8), confirmando o nome de Rafael Marques para a presidência. Vice na gestão anterior, ele havia assumido o comando da entidade em 2012 no lugar de Sérgio Nobre, secretário-geral da CUT.

Paulistano, 49 anos (completará 50 no mês que vem), Rafael Marques da Silva Júnior é eletricista de manutenção na Ford de São Bernardo do Campo, onde começou a trabalhar em 1986. Também foi secretário-geral e diretor de base do sindicato. É casado e tem um filho e dois enteados.

Na eleição, também foram escolhidos o Conselho da Executiva e o Conselho Fiscal do sindicato, para o período 2014-2017, em um total de 33 integrantes. Os mais de 36 mil metalúrgicos que participaram correspondem a 81,7% dos sócios com direito a voto. Foram contados ainda 1.267 votos nulos (3,5%) e 1.738 em branco (4,8%).

Ontem, o Sindicato dos Metalúrgicos realizou uma homenagem a ex-presidentes. Compareceram Jair Meneguelli (atual presidente do Conselho Nacional do Sesi), Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (deputado federal pelo PT), José Lopez Feijóo (assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência da República), Luiz Marinho (prefeito de São Bernardo) e Sérgio Nobre. Em viagem, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (presidente de 1975 a 1981) não pôde comparecer e mandou mensagem, assim como outro ex-presidente da entidade, Heiguiberto Guiba Della Bella Navarro.

No primeiro turno, em março, os metalúrgicos escolheram os integrantes dos Comitês Sindicais de Empresa (CSEs). Foram eleitos 297 trabalhadores em 93 comitês.

A posse está marcada para 19 de julho.