Químicos do ABC realizam primeira assembleia do ano nesta sexta-feira

A categoria irá definir a pauta salarial a ser encaminhada ao setor patronal no início de outubro

São Paulo – Os trabalhadores da indústria química do ABC – região metropolitana de São Paulo – iniciam a campanha salarial da categoria nesta sexta-feira (16), em assembleia para definição da pauta de reivindicações econômicas e estratégias de mobilização. A reunião dos trabalhadores ocorre em Santo André. Na pauta principal, o reajuste salarial equivalente ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado, mais aumento real de 6%; piso salarial de R$ 1.200; participação de lucros e resultados (PLR); e redução da jornada sem diminuição do salário.

Os cerca de 40 mil trabalhadores da categoria têm data-base em 1º de novembro e representam os setores da indústria química, petroquímica, farmacêutica, de plástico, de tintas e vernizes, resinas sintéticas, colas e explosivos. A Federação dos Trabalhadores Químicos do estado de São Paulo (Fetquim-CUT) organiza a campanha dos químicos e prevê que a pauta seja entregue à bancada patronal no dia 3 de outubro.

Até a data, serão realizadas assembleias entre os sindicatos filiados, como nos Químicos Unificados – de Osasco e Vinhedo – no próximo dia 23, em Campinas (dia 25) e dos Químicos de São Paulo (30).