Por PLR, petroleiros podem entrar em greve no dia 20

Petroleiros criticam redução no valor da participação nos lucros ou resultados (PLR) e aumento dos dividendos para acionistas

São Paulo – O Conselho Deliberativo da Federação Única dos Petroleiros (FUP) decidiu ontem (5) começar uma ampla mobilização nacional, a partir da segunda-feira (9), para pressionar a Petrobras a aumentar o valor destinado ao pagamento da participação nos lucros ou resultados (PLR) dos trabalhadores. O órgão, uma das instâncias da FUP, é formado por representantes dos 13 sindicatos filiados e por diretores da entidade sindical.

Segundo a FUP, o valor destinado à PLR de 2011, informado no balanço financeiro da Petrobras, sofreu redução de 7,8%. Por outro lado, o montante dos dividendos dos acionistas cresceu 2,3%, em relação ao exercício de 2010. Até o momento, nenhuma proposta foi apresentada formalmente pela empresa, informou a federação.

Na próxima segunda-feira, federação e Petrobras voltam a se reunir, mas, de acordo com a assessoria da FUP, a empresa avisou que a PLR não está na pauta. Se a empresa não melhorar o valor disponível para a PLR dos trabalhadores até a próxima quinta-feira (12), vão ocorrer assembleias entre os dias 13 e 19, para decidir se acatam o indicativo da FUP e dos sindicatos filiados de greve por tempo indeterminado a partir do dia 20.

Os representantes dos petroleiros reivindicam que a PLR receba o mesmo tratamento dado aos acionistas – aumento de 2,3%. “Os trabalhadores não aceitam este tipo de discriminação”, afirmou a FUP, em nota.

Com informações da Federação Única dos Petroleiros