Para Feijóo, sindicatos precisam se reorganizar

Ex-dirigente da CUT e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC faz autocrítica e vê falhas dos sindicatos em demandas como batalha contra o imposto sindical

Feijóo acredita que atualmente existe um modelo ultrapassado de organização sindical (Foto: Paulo Pepe / SEEBSP)

São Paulo – Parte da responsabilidade pela falta de solução a problemas ocasionados pela terceirização se deve também ao modelo ultrapassado de organização sindical. A opinião é do ex-vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), hoje assessor especial da Secretaria Geral da Presidência, José Lopez Feijóo. Ele atribui também ao governo o avanço da terceirização indiscriminada em qualquer atividade da economia.

“O Estado tem culpa por não interferir nisso”, disse. “Porém, nós (sindicalistas) também temos. Se tivéssemos conquistado a organização a partir do local de trabalho, 90% desse debate não iria estar acontecendo”, completou, lamentando também a estagnação de questões consideradas determinantes para o movimento, como o fim do imposto sindical. “Ou atacamos de vez esse problema, ou vamos ficar debatendo o resto das nossas vidas, disse o ex-dirigente, que também comandou o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Dirigindo-se ao deputado Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT-SP), presente no evento, Feijóo se mostrou cético a respeito da possibilidade de um dos projetos de lei defendidos pelo parlamentar ser aprovado pela Câmara. “Não acredito muito nesse Congresso não. A base aliada nessa questão do Código Florestal, foi decepcionante. Vocês acham que vai ser diferente na questão do Vicentinho?”, questionou.