Operários de estádio da Copa na Bahia escolhem Cipa em urnas eletrônicas

As urnas foram cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral

A Arena Fonte Nova deve ser entregue em janeiro de 2013 (Foto: Divulgação/ Secopa)

São Paulo – A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do canteiro de obras da Arena Fonte Nova, estádio que sediará na Bahia a Copa do Mundo de 2014, será escolhida em votação com o uso de três urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Com direito a foto e legenda dos 23 candidatos na urna, os cerca de 1.400 trabalhadores operários e administrativos da construção elegem nesta terça-feira (22) os representantes para agir na prevenção de acidentes e melhoria da qualidade do trabalho. Para o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção do Estado da Bahia (Sintepav), a inserção da tecnologia na eleição da Cipa ressalta o exercício da democracia entre os trabalhadores.

Nenhum acidente com afastamento é registrado nas obras há dois milhões de horas-homem, segundo a assessoria de imprensa da Arena Fonte Nova. O marco contrasta com os relatos de acidentes em outras obras para a copa. Em julho houve explosão de um barril que feriu gravamente um operário da reforma do Maracanã, no Rio de Janeiro, e causou o início de uma greve por segurança e condições de trabalho, o que ocorreu em outras construções.

“Esse resultado é fruto de um importante planejamento de prevenção de acidentes e do comprometimento de todos os colaboradores, que trabalham com objetivo na qualidade e segurança”, avalia Lino Cardoso, diretor de Negócios e Relações Institucionais da Arena Fonte Nova. A concessionária responsável pelas obras é formada pelas empresas OAS e Odebrecht.

Enquanto isso, as obras do estádio chegaram a 35% da execução total em novembro, e deve ser entregue em janeiro de 2013. Para tanto, as equipes trabalham das 7h30 às 17h30. Até o final das obras, a expectativa é que o quadro de trabalhadores aumente para 2 mil.