Metalúrgicos do ABC iniciam campanha salarial 2010

Metalúrgicos da CUT, CGTB e Força Sindical se unem em campanha salarial deste ano

São Paulo – O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC começa nesta quarta-feira (23), a campanha salarial 2010, com assembleia na sede da entidade, em São Bernardo do Campo (SP). Na quinta-feira (24), a categoria participa de ato conjunto dos sindicatos filiados à Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) em frente à Federação das Indústrias do estado de São Paulo (Fiesp) para entrega da pauta unificada aos grupos patronais do ramo metalúrgico. 

Segundo a direção da FEM, a campanha deste ano vai se deter na negociação de cláusulas econômicas, porque as questões sociais têm vigência até 2011. “O cenário econômico é positivo e de fato influenciará no ambiente das nossas negociações, mas o nosso ramo é de luta e nós faremos o nosso papel para realizar uma excelente campanha com bons resultados para toda a categoria metalúrgica”, afirma o presidente da Federação, Valmir Marques (Biro Biro).

Os metalúrgicos reivindicam reposição da inflação, aumento real nos salários, valorização nos pisos, jornada de 40 horas semanais e licença maternidade de 180 dias.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, a expectativa é ter a casa lotada já na primeira assembleia. “Nosso primeiro desafio é fazer uma assembleia representativa,  para começar bem a campanha”, aponta.

Campanha conjunta

Os sindicatos dos Metalúrgicos de São Carlos e de São Caetano do Sul filiados à CGTB e à Força Sindical participam da campanha salarial 2010 junto com os sindicatos associados à CUT.

As negociações dos metalúrgicos acontecem com seis diferentes grupos de empresas patronais.