Montadoras

Metalúrgicos da Mercedes-Benz no ABC aprovam acordo com reajuste pela inflação

Trabalhadores também garantiram aumento no vale-alimentação e PLR

Adonis Guerra/SMABC
Adonis Guerra/SMABC

São Paulo – Em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (18), trabalhadores na Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo, no ABC paulista aprovaram acordo que garante reajuste com base na inflação (INPC-IBGE, 3,83%). O acordo dos metalúrgicos inclui aumento de 39% no vale-alimentação (18% em junho e 21% em novembro) e renovação das cláusulas sociais.

Na semana passada, os metalúrgicos haviam negociado com a empresa o valor da participação nos lucros ou resultados (PLR), com a primeira parcela paga neste mês (data-base). O acordo vale por um ano. A fábrica tem 8 mil funcionários, sendo 6 mil na produção.

Crescimento econômico

“Ficamos felizes pelo acordo e os trabalhadores votarem de forma unânime na proposta, mas queremos ressaltar que nossa luta continua pelo crescimento econômico no país e no setor automotivo, para assim possibilitar a recomposição dos empregos perdidos nos últimos anos”, afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, que é funcionário da Mercedes.

Leia também: Dez mil servidores municipais ocupam o Viaduto do Chá por condições dignas de trabalho

“Com a melhoria econômica e o mercado mais aquecido (é possível) conquistar valores além da reposição da inflação. O aumento real”, acrescentou Moisés. “E assim, recompor os salários, tão importantes para os trabalhadores e o conjunto da economia.”