Karmann-Ghia

Encontro de carros antigos no ABC tem nostalgia e solidariedade

Evento acontece neste domingo em São Bernardo do Campo. Visitantes devem levar dois quilos de alimentos não perecíveis para cooperar com luta dos trabalhadores da antiga montadora pela retomada da produção

Berthold Werner/Autos | wikimedia/cc

Modelo lançado na Alemanha nos anos 1960. Quem sabe neste domingo alguns deles apareçam no Cenforpe

São Paulo – O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC promove neste domingo (30) o 1º Encontro de Carros Antigos dos Metalúrgicos do ABC. O evento, a partir das 8h, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Ruth Cardoso (Cenforpe), em São Bernardo. O evento integra as ações da categoria em solidariedade à luta dos trabalhadores na Karmann-Ghia.

A antiga montadora fez história no ABC com seu esportivo que nos anos 1960 e 1970 virou xodó para muitos brasileiros. Depois de deixar de fabricar os automóveis, nos anos 1980, a fábrica passou a produzir peças e partes de veículos, mantendo fama de padrão de qualidade de seus trabalhadores, com qualificação acima da média. Uma sucessão de crises e problemas de gestão, entretanto, levou a um tormentoso processo de endividamento e paralisia. No ano passado, fornecedores e empregados passaram a não receber. Desde maio, a planta foi ocupada pelos pouco mais de 300 funcionários, que se revezam no movimento com objetivo de impedir que a disputa judicial e patrimonial promova um desmanche e que deixe os operários e suas famílias na mão.

O sindicato já entrou com pedido de falência na Justiça com objetivo de garantir prioridade ao pagamento das dívidas com os trabalhadores. A entidade e os funcionários trabalham com a possibilidade de retomar as operações, desta vez sob o regime de autogestão.

Ao longo de toda essa luta, a solidariedade dos trabalhadores de outras fábricas da região e da comunidade tem sido o ponto forte da batalha. O evento deste domingo é mais um movimento nessa direção. A atração principal será a exposição de carros antigos. Os adeptos do hobby terão à disposição 400 vagas que serão preenchidas por ordem de chegada. A atividade também contará com atrações musicais, como a banda Rock Vision, e os grupos Equilíbrio das Cordas e Batucada Soul’lano, do Centro Cultural Afro-Brasileiro Francisco Solano Trindade.

Os participantes deverão levar dois quilos de alimentos não perecíveis que serão doados aos trabalhadores na empresa desativada.

Marcia Minillo/RBA
Solidariedade tem sido fundamental para a resistência dos funcionários

Serviço
1º Encontro de Carros Antigos dos Metalúrgicos do ABC
Local: Cenforpe – Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Planalto – Altura do km 21 da Via Anchieta
Data: Domingo, 30 de outubro de 2016
Horário: 8h às 13h