Eleição para representante dos trabalhadores na Petrobras terá 2º turno

Coordenador da FUP disputará com presidente da Associação dos Engenheiros

São Paulo – A eleição para escolha do primeiro representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobras terá segundo turno. O coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), João Antônio de Moraes, o mais votado, disputará com Sílvio Sinedino, presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet). Moraes recebeu 2.979 votos, ante 1.376 de Sinedino. No total, participaram do processo 152 candidatos e 16.360 eleitores. O segundo turno será realizado entre o próximo dia 26 e 5 de março.

Também haverá nova disputa na eleição para o Conselho de Administração da BR Distribuidora. Os candidatos serão Sérgio Vieira, diretor do Sitramico (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo) do Rio de janeiro, que teve 261 votos, e Leonardo Freitas, do Sitramico de Minas Gerais. O primeiro é apoiado pela FUP.

O acréscimo de um representante dos empregados no conselho, que passará a ter dez integrantes, é resultado da Lei 12.353, de 2010. A lei trata da participação dos funcionários nos conselhos de administração de empresas públicas e sociedades de economia mista.

A apuração chegou a ser suspensa devido a liminar obtida por um candidato na Bahia. No final da tarde desta sexta (17), a empresa derrubou a liminar, permitindo a apuração.