Movimento sindical

Dieese terá novo presidente a partir de fevereiro

Instituto passará a ser comandado por dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo

sind.metalúrgicos sp

Luís Carlos de Oliveira, o Luisinho, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, foi eleito ontem

São Paulo – O Dieese terá novo presidente a partir de fevereiro. Em assembleia realizada ontem (7), foi eleito Luís Carlos de Oliveira, o Luisinho, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Mogi das Cruzes e Região (Força Sindical) e coordenador do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador da entidade. Ele irá substituir Zenaide Honório, secretária de Formação do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp, filiada à CUT).

As centrais revezam-se na direção do instituto, que em 2015 completou 60 anos. O Dieese tem uma direção sindical e uma diretoria técnica, sob o comando de Clemente Ganz Lúcio. Segundo relatório referente às atividades do ano passado, até 31 de dezembro a entidade tinha 711 associados – em 24 das 27 unidades da federação – e 64 subseções, que atuam em sindicatos, federações e confederações.

Entre as várias atividades sob responsabilidade do Dieese, estão a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED, em parceria com a Fundação Seade) e os levantamentos sobre inflação (Índice do Custo de Vida, o ICV) e cesta básica. Além disso, faz pesquisas sobre mercado de trabalho, greves e negociações salariais, entre outros assuntos.

Em 2015, ocorreu a formatura da primeira turma do curso de Ciências do Trabalho. E a Escola Dieese passou a oferecer o primeiro curso lato sensu em nível de especialização em Economia e Trabalho.

Leia mais:

Dieese, 60 anos. Conhecimento a serviço dos trabalhadores