Estreia

Na TVT, programa Transição debate impactos da tecnologia no mundo do trabalho

Novo semanal de entrevistas que estreia na noite desta segunda vai abordar as novas tecnologias e a maneira como afetam o mundo do trabalho e a vida dos trabalhadores

ø Possessed Photo/Unsplash
ø Possessed Photo/Unsplash

São Paulo – Os impactos da tecnologia no mundo do trabalho e na vida do trabalhador, o futuro das atuais profissões e os possíveis caminhos diante da constante evolução tecnológica serão a tônica do programa Transição Trabalho e Tecnologia que a TVT estreia na noite de hoje (28), às 21h30. O projeto é uma parceria com o Dieese e o Instituto Itaú.

“Pretendemos abrir o debate sobre um processo de alteração tecnológica, buscando construir trajetórias equilibradas e democráticas, com participação de diversos atores e segmentos sociais nos ganhos fornecidos pelas tecnologias. E também incentivar a juventude e empresas a pensar em uma convivência harmoniosa entre a justiça social, inclusão, respeito ao trabalhador e ao meio ambiente”, disse à RBA o diretor do programa, Willian Assaf.

Segundo Willian, por meio de materiais dinâmicos, interativos e de alta qualidade pedagógica, serão difundidas reflexões presentes em importantes pesquisas acadêmicas internacionais e nacionais para a análise prospectiva sobre as inovações e o mercado de trabalho. “Vamos tentar trazer ao telespectador mais clareza sobre como pensar a sua (ou futura) profissão diante do avanço tecnológico”.

O programa irá ao ar todas as segundas-feiras, às 21h30 pela TVT (canal 44.1) e pelas redes sociais, acessando @redetvt

A proteção aos trabalhadores dos efeitos nocivos das novas tecnologias, como o desemprego, está entre as discussões que devem ser estimuladas ao longo dos programas, segundo o jornalista e apresentador de Transição, André Accarini. “A gente sabe que essa evolução tem gerado perda de postos de trabalho e a ideia é detectar como e porque isso acontece. Há maneiras de proteger o trabalhador, promover formação? Qual o papel do Estado nisso que chamamos de ‘revolução 4.0’ no sentido de dar condições para que o trabalhador se atualize e não perca seu emprego, sua fonte de renda? São questões fundamentais e necessárias para que possamos entender esse novo mundo – e fazer parte dele”, disse André à reportagem.

Conforme o apresentador, o programa vai trazer toda semana um tema diferente, relacionado ao avanço das tecnologias, ouvindo especialistas, pesquisadores, representantes dos trabalhadores, idealizadores de projetos ou inciativas exitosas sobre inclusão e com uma análise sobre o atual contexto do mundo do trabalho e do mercado na perspectiva econômica e da pandemia.

“Como tudo isso afeta a vida do trabalhador? Aumenta a chance de ele ser substituído por uma máquina, por exemplo, já que a pandemia alavancou o uso de novas tecnologias? E empregos que exigem plataformas para se trabalhar? São de qualidade ou precários? Entre os temas estão o próprio mercado de trabalho e a formação, além de desigualdade social, questões de gênero e raça, saúde, novas profissões, juventude etc. Algo que temos em mente e levamos como regra é apontar caminhos, soluções para quem está lá na outra ponta – o trabalhador – para que possa ‘sobreviver’ ao avanço da tecnologia e conviver com isso”, disse.

Reprodução/TVT