negociação

Metalúrgicos do ABC e Mercedes se reúnem para discutir demissões

Montadora cedeu à pressão dos metalúrgicos, que protestam contra a dispensa anunciada de 1.900 funcionários

ADONIS GUERRA/SMABC

Ontem (10), cerca de mil funcionários fizeram uma passeata interna na Mercedes-Benz

São Paulo – A direção da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, confirmou que se reunirá hoje (10) com os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A empresa cedeu à pressão dos trabalhadores, que protestam contra possíveis demissões. “Este é o primeiro resultado das mobilizações feitas no chão de fábrica e na portaria da empresa”, afirma o coordenador do comitê sindical na Mercedes, Ângelo Máximo de Oliveira Pinho, o Max.

No último dia 2, a montadora anunciou a intenção de demitir cerca de 1.900 trabalhadores no final deste mês. As mobilizações contra as possíveis dispensas começaram dois dias depois do anúncio, quando os trabalhadores aprovaram paralisação. O sindicato quer que a empresa evite as demissões por meio do Programa de Proteção ao Emprego (PPE) e do lay-off (suspensão dos contatos).

Ontem (10), cerca de mil funcionários fizeram uma passeata interna na Mercedes. “O ato é pacífico para chamar a atenção da direção da empresa e conversar com os trabalhadores sobre a importância da máxima adesão e apoio ao movimento. A luta em defesa dos empregos é de todos”, disse Max.

Com informações do Sindicato dos Metalúrgicos