Em São Bernardo

Metalúrgicos da Mercedes no ABC se mobilizam para evitar demissões

Na semana passada, montadora alemã anunciou objetivo de demitir cerca de 1.900 trabalhadores no final deste mês

Adonis Guerra/SMABC

Metalúrgicos cruzaram os braços na sexta-feira (5) contra intenção da montadora

São Paulo – “O anuncio foi para a fábrica toda, ninguém sabe o que vai acontecer. O trabalhador acorda de madrugada para ir trabalhar e não tem segurança. Todo mundo corre o risco”, alertou o diretor administrativo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, em entrevista hoje (8) à Rádio Brasil Atual, sobre as demissões anunciadas pela Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A montadora tem aproximadamente 9.800 funcionários.

“Na semana passada, a empresa anunciou através de um boletim informativo o desejo de demitir cerca de 1.900 trabalhadores no final do mês de agosto, quando acaba a estabilidade garantida pelo Programa de Proteção ao Emprego (PPE)”, diz o dirigente. Os metalúrgicos já fizeram paralisações quinta (4) e sexta (5) contra o anúncio. Nesta semana, devem fazer passeatas na fábrica. “Queremos sensibilizar a direção”, afirma Moisés.

Segundo o dirigente, a empresa ainda não se reuniu com o sindicato para negociar, mas a entidade buscará alternativas para evitar as demissões. “O mercado de caminhões está realmente baixo, nós reconhecemos isso. O excedente de trabalhadores é fato. Mas a empresa alega que já fez as medidas possíveis e não resta outra alternativa, além de demitir. Nós, do sindicato, pensamos que deve haver outro caminho, então, queremos sensibilizar a empresa para haver a negociação. O sindicato quer uma alternativa, como PPE, lay-off, ou qualquer coisa que evite as demissões.”

Ouça: