rio de janeiro

FUP debate estratégias para defesa da Petrobras

Federação promove reunião com os 13 sindicatos de petroleiros filiados para estabelecer planos de ação e mobilizações em defesa da estatal e da reforma política

Divulgação

FUP e CUT promovem esta semana, no Rio de Janeiro e em Brasília, atos públicos em defesa da Petrobras

São Paulo – A Federação Única dos Petroleiros (FUP) realiza, durante o dia de hoje (23), no Rio de Janeiro, reunião do Conselho Deliberativo com os 13 sindicatos de petroleiros filiados. Mais do que pautas da categoria – como a luta pela saúde e segurança dos trabalhadores e fim da terceirização da atividade-fim –, o objetivo do encontro é debater a atual conjuntura de crise.

Com a presença do presidente da CUT, Vagner Freitas, o encontro se estende até a noite e discute estratégias de luta no movimento sindical cutista em defesa da Petrobras, diante da situação decorrente da Operação Lava Jato, que investiga casos de corrupção na estatal. A FUP e a CUT promovem esta semana dois atos públicos em defesa da companhia. Amanhã (24), no Rio de Janeiro, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), e na quarta-feira, em frente à unidade da estatal em Brasília. No dia 13, será realizado um ato nacional em todas as capitais do país, também em defesa da estatal e da reforma política.

A FUP deve divulgar em seu site, hoje à noite, um informe público com as deliberações da reunião. “Se se quer combater a corrupção, tem que ser com a reforma política, principalmente com o fim do financiamento privado empresarial das campanhas”, diz Deyvid Bacelar, recém-eleito representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da empresa.

Segundo Deyvid, as centrais, e não somente a CUT, juntamente com os movimentos sociais, estão se articulando para estabelecer um plano de ação e mobilizações em defesa da Petrobras e da democracia.