Fim da campanha

Aeroviários e aeronautas aceitam acordo e terão reajuste de 7%

Negociações duraram quatro meses e só terminaram depois de intermediação do TST

fentac/divulgação

Acordo foi costurado entre trabalhadores e empresas no TST na última sexta-feira (23)

São Paulo – Aeronautas e aeroviários na base da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (Fentac) aprovaram hoje (27), em assembleias, proposta de acordo que inclui 7% de reajuste salarial, retroativo à data-base (1º de dezembro). A proposta havia sido intermediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), em audiência na última sexta-feira (23), após impasse nas negociações, iniciadas em outubro. Além dos 7% (observado teto de R$ 10 mil para os aeroviários), o acordo inclui 8,5% de aumento no vale-alimentação das duas categorias, no vale-refeição dos aeroviários e nas diárias dos aeronautas – nesses casos, a correção é a partir de 1º de fevereiro.

“Embora a proposta do TST esteja aquém do que reivindicávamos, teremos a oportunidade de debater e aprofundar algumas reivindicações importantes, como a questão das folgas e o piso de agente de check-in, nas comissões propostas pelo Tribunal”, ressaltou o presidente da Fentac, Sergio Dias. O acordo será assinado nesta quinta-feira (29), às 14h30, na sede do sindicato das empresas (Snea).

Pela proposta negociada no TST, deverão ser formadas até 1º de junho comissões de estudo para discutir a implementação de temas como criação de piso de check-in, no caso dos aeroviários. Para os aeronautas, as discussões devem envolver folgas, escala de madrugada, sobreaviso, horas de solo e diárias internacionais, entre outros itens. Quem participou da paralisação do dia 22 poderá compensar esse período, sem desconto.

A negociação envolveu aproximadamente 70 mil trabalhadores, sendo 52 mil aeroviários (pessoal de solo) e 18 mil aeronautas (equipes de voo). A base inclui os sindicatos nacionais das duas categorias, além de sindicatos regionais de aeroviários em Campinas, Guarulhos, Porto Alegre e Recife.