Metroviários voltam à mesa de negociação e motoristas fecham acordo em São Paulo

São Paulo – Representantes do Sindicato dos Metroviários de São Paulo e da Companhia do Metropolitano (Metrô) voltarão a se reunir na próxima quarta-feira (16), e a expectativa dos trabalhadores […]

São Paulo – Representantes do Sindicato dos Metroviários de São Paulo e da Companhia do Metropolitano (Metrô) voltarão a se reunir na próxima quarta-feira (16), e a expectativa dos trabalhadores é de que a empresa faça uma proposta salarial. A reunião está marcada para as 9h30, e a partir das 18h30 haverá assembleia na sede do sindicato.

Entre as reivindicações, estão reajuste pelo ICV-Dieese (5,37% nos últimos 12 meses, até abril) e aumento real (acima da inflação) de 14,99%. A data-base é 1º de maio. Segundo o Sindicato dos Metroviários, “sobrou conversa e faltou respeito” nas três reuniões realizadas até agora. “Ou o Metrô tem simplesmente rejeitado as reivindicações dos trabalhadores ou diz que vai ‘estudar’ o assunto, na maioria das vezes sem estabelecer um prazo”, afirma a entidade.

Outra categoria com data-base em maio, a dos motoristas e cobradores do setor urbano do município de São Paulo, aprovaram acordo na semana passada. Eles terão reajuste de 6%, um pouco acima da inflação do período (5,37%, conforme o ICV-Dieese). O acordo inclui ainda participação nos lucros ou resultados (PLR), tíquete-refeição de R$ 14 e manutenção das cláusulas sociais.