Em pleno ritmo, GM de São José anuncia programa de demissões

Medida, que interessou 50 trabalhadores no primeiro dia, surpreende sindicato dos metalúrgicos local por causa da manutenção do nível de produção ao longo do ano

São Paulo – Pelo menos 50 trabalhadores já aderiram ao programa de demissões voluntárias (PDV) anunciado nesta terça-feira (18) pela General Motors para horistas e mensalistas da unidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior paulista. As adesões podem ser feitas até sexta-feira (21).

A medida pegou de surpresa o Sindicato dos Metalúrgicos local. Segundo o diretor da entidade e funcionário da empresa Antonio Ferreira de Barros, o Macapá, o nível de produção tem sido mantido ao longo do ano e nada justifica a redução do quadro. Há três anos não havia PDV na fábrica. “Tanto é que no início deste mês foram contratadas 18 pessoas para o CKD (montagem para exportação) e manuseio”, observa. “Além disso, as montadoras brasileiras têm sido extremamente beneficiadas pelas medidas de proteção do governo”, completou. 

Porém, a GM afirmou, em nota, “que a abertura do programa deve-se à intensa competitividade do mercado brasileiro de automóveis, além dos crescentes custos de mão de obra, matérias-primas e insumos em geral, além de uma concorrência assimétrica gerada entre outros fatores por uma guerra cambial”. A montadora disse ainda que “assegura a continuidade de projetos futuros, de forma sustentável e competitiva”.

Os benefícios oferecidos variam de um a seis salários, de acordo com o tempo de casa, e a extensão do convênio médico por um ano. Os que aderiram são aposentados, na maioria, de acordo com Macapá. A preocupação do sindicato é com a reposição desses trabalhadores. “Na área de pintura, de três funcionários, dois aderiram. Como fica agora? Eles vão ter de contratar”, alerta o dirigente.

Os trabalhadores operam no limite, existe um ritmo intenso de produção que, de acordo com o dirigente, adoece muita gente. Por isso, o interesse despertado pelo programa. “Já comunicamos a diretoria que o nível de produção não será mantido”, avisou Macapá. 

A unidade tem 9 mil funcionários e produz 900 unidades por dia, entre os modelos Corsa, Meriva, Zafira, S10, Blazer, motores e transmissões e kits para exportação.

Com informações do Valor Econômico