Guia orienta consumidor contra abusos dos bancos

Publicação da Contraf/CUT e do Idec faz parte das mobilizações das entidades referentes ao Dia Mundial do Consumidor

Contraf-CUT e Idec lançam guia que alerta consumidor bancário aos seus direitos (Foto: Divulgação)

São Paulo – A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançaram nesta terça-feira (15) o guia “Os bancos e você – Como se defender dos abusos dos bancos”. A parceria visa prover orientações de como fazer respeitar os direitos e deveres de consumidores e empresas,  de maneira ilustrada e didática.

A publicação, que faz parte das mobilizações para o dia Mundial do Consumidor – comemorado no próprio dia 15 -, dá dicas ao consumidor sobre como proceder em situações diversas, desde a contratação de serviços bancários e leitura de cláusulas em abertura de contas, além das obrigações que os bancos têm com seus clientes, às medidas de segurança que devem ser observadas com cartões magnéticos e explanações sobre as tarifas bancárias.

Para o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, a iniciativa reafirma interesse pela integridade dos direitos dos trabalhadores. “Com essa iniciativa, estamos abrindo uma nova etapa na parceira entre o movimento sindical e o Idec na defesa da população brasileira que usa serviços financeiros”, ressaltou. O guia já foi editado em 1998 pela então Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT) e Idec.

O guia pode ser acessado e copiado na íntegra aqui. Além da versão online, também será distribuído gratuitamente durante os eventos organizados pelo Idec. Na quarta-feira (16), haverá seminário sobre os 20 anos de vigência do Código de Defesa do Consumidor, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mutirões de educação financeira também são organizados no vão do Masp, até o dia 18 de março.