Metalúrgicos do ABC entram em greve a partir desta 6ª

Falta de proposta levou trabalhadores a decidirem por paralisação. Setor de montadoras fechou acordo de 6,53% de reajuste e abono de R$ 1.500 e não entra em greve

Trabalhadores das indústrias metalúrgicas do ABC realizaram assembleia na noite desta quinta-feira (17) e decidiram cruzar os braços a partir da sexta-feira (18).

De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, a falta de proposta patronal levou os trabalhadores a optarem pela greve em todos os setores, com exceção das montadoras, em que houve acordo de 6,53% de reajuste mais abono de R$ 1.500 (a ser pago em 25 de setembro).

Os trabalhadores reivindicam 4,4% de reposição da inflação, 2% de aumento real e abono equivalente a 30% do salário médio de cada setor. A soma do abono com a reposição e o aumento real alcança 8,7%.

“A palavra de ordem é cruzar os braços até que as empresas assumam compromisso com essa proposta”, disparou Nobre.

Segundo ele, o sindicato não aceitará fazer acordo por empresa. “Isso desestrutura o salário e elimina o sentido de coletividade da categoria”, afirmou.

Durante a última semana, mais de 20 mil metalúrgicos realizaram diferentes tipos de manifestação em diversas fábricas da base para pressionar os grupos patronais. 

Com informações do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC