Kassab nega revisão do Plano de Metas, e diz que promoveu “atualização”

O Plano Diretor Estratégico foi elaborado na gestão da Marta Suplicy e não sofreu revisão, como era determinado na lei (Foto: Wilson Dias / Arquivo Agência Brasil) São Paulo – […]

O Plano Diretor Estratégico foi elaborado na gestão da Marta Suplicy e não sofreu revisão, como era determinado na lei (Foto: Wilson Dias / Arquivo Agência Brasil)

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), recusou nesta sexta-feira (11) críticas à revisão que promoveu das metas impostas para sua gestão. Esta semana, o prefeito alterou alguns dos objetivos colocados para os próximos meses. “A administração pública é um processo de aperfeiçoamento permanente”, justificou, classificando a mudança como “atualização”

A capital paulista tem um Plano de Metas garantido por uma emenda aprovada pela Câmara Municipal em 2008. Esta emenda prevê que os objetivos de uma gestão sejam apresentados em até 90 dias após a posse, e que haja prestação de contas semestralmente. O programa com os principais pontos a serem alcançados em cada área deve ser feito em conformidade com o Plano Diretor Estratégico, que foi elaborado na gestão de Marta Suplicy e, desde então, não sofreu revisão, como era determinado na lei.

“Não tem nenhum sentido uma medida ser apresentada como eterna. Ao longo da gestão, ao longo da vida da cidade, as medidas são aperfeiçoadas, são revogadas, podem algumas delas se mostrar inadequadas. O que não tem nenhum sentido é questionar essa restrição”, argumentou Kassab, que há seis meses reviu para baixo uma série de objetivos que havia colocado para sua administração. Em relação às creches, por exemplo, em vez de cumprir a promessa de zerar o déficit, o prefeito deve entregar uma situação piorada ao sucessor. “Não é revisão. A lei prevê uma atualização permanente do Plano de Metas. Por que atualização? Porque surgem imprevistos, porque surgem outras prioridades, acidentes acontecem, necessidades de investimentos em outras áreas surgem. É natural”, defende o prefeito.