Acima de Tudo

Enquanto Pernambuco conta 106 mortos, Bolsonaro passeia de moto sem capacete e não é parado pela PRF

O presidente alheio à tragédia de Recife e arredores aproveitou a terça-feira para promover mais uma de suas motociatas

Presidência da República
Presidência da República

São Paulo – As chuvas em Pernambuco já deixam 106 mortos de acordo com o último boletim, 10 desaparecidos e, ao menos, 6 mil desabrigados. Em novo comunicado, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) reforçou o alerta para mais tempestades nesta quarta-feira (1º). Nove estados ofereceram ajuda para busca de vítimas e contensão de danos. Enquanto o Brasil se mobiliza e conta corpos, Bolsonaro faz campanha em passeio de moto em Goiás.

O presidente alheio à tragédia de Recife e arredores aproveitou a terça-feira para promover mais uma de suas motociatas em Jataí (GO). Durante o passeio, Bolsonaro, rodeado por seguranças e seguidores, sempre sem capacete. Em Sergipe, Genivaldo de Jesus, antes de ser torturado e morto por agentes da Polícia Rodoviária Federal em uma câmara de gás improvisada, foi abordado por andar estar sem capacete. Sobre o caso, Bolsonaro limitou-se a dizer que a vítima era “um vagabundo”.

Pernambuco sem São João

A tragédia que atinge a região metropolitana de Recife e Zona da Mata levou a capital a cancelar as festividades de São João, previstas para todo o mês. Hoje, prefeituras de mais seis cidades seguiram a decisão da gestão recifense. São elas: Araçoiaba, Glória do Goitá, Igarassu, Paulista, Paudalho e Vicência. As cidades se manifestaram no sentido de que todos recursos e esforços serão destinados ao acolhimento, proteção e prevenção junto à população. O prefeito de Recife, João Campos (PSB), afirmou que redirecionará R$ 15 milhões para amparo às vítimas.

O acolhimento pode ser ainda mais necessário de acordo com a precisão da Apac. “Estamos renovando o aviso meteorológico, pois ainda há persistem instabilidades no Oceano Atlântico que estão favorecendo pancadas de chuvas isoladas com intensidade moderada em Pernambuco, principalmente no horário da noite desta terça-feira (31/05) e madrugada da quarta-feira (01/06), tendência é de redução gradativa”, informa o órgão.