OMS recomenda tratamento o mais cedo possível contra aids para reduzir mortes

Brasília – Durante a Conferência Internacional das Nações Unidas sobre Aids, em Viena, Aústria, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que o tratamento de pessoas com aids seja iniciado […]

Brasília – Durante a Conferência Internacional das Nações Unidas sobre Aids, em Viena, Aústria, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que o tratamento de pessoas com aids seja iniciado cada vez mais cedo, de acordo com a agência de notícias BBC.

Para a OMS, os portadores da doença devem começar a tomar os antirretrovirais quando o nível de CD4 – células do sistema imunológico – estiver em 350 células por mm3. Antes, a recomendação era iniciar o tratamento quando o nível estivesse em 200 células. Para se ter uma ideia, uma pessoa saudável tem uma contagem de 1.000 a 1.500 células CD4. A estimativa da organização é de que o tratamento precoce, se implantado, pode reduzir em 20% as mortes por aids entre 2010 e 2015.

A OMS explicou que os antirretrovirais diminuem o nível do vírus HIV no corpo humano e também as chances de a pessoa adquirir outras doenças por causa do sistema imunológico enfraquecido, como, por exemplo, tuberculose – que poderia ser reduzida em 90%.

Um relatório do Programa das Nações Unidas para HIV/Aids (Unaids) constatou que mais de 30% dos novos casos de aids registrados no Brasil, de 2003 a 2008, foram detectados nos estágios avançados da doença.

Em 2010, a Unaids prevê também custo de aproximadamente US$ 9 bilhões com tratamento da aids em todo o mundo. Já a OMS calcula que 5,2 milhões de pessoas no mundo tinham acesso aos remédios contra o HIV até o final de 2009.

Fonte: Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias