Ministério recomenda abertura de postos de saúde neste sábado para vacinação contra gripe

Pessoas incluídas nos grupos prioritários procuram os postos de saúde no último dia da terceira etapa da campanha de vacinação contra a influenza A -H1N1 (Foto: Marcello Casal Jr/ABr) Brasília […]

Pessoas incluídas nos grupos prioritários procuram os postos de saúde no último dia da terceira etapa da campanha de vacinação contra a influenza A -H1N1 (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)

Brasília – Os postos de saúde devem ficar abertos nesse sábado (24) para a vacinação contra a influenza A (H1N1) – gripe suína – em todo o país e contra a gripe sazonal ou comum nas regiões Norte e Sul. A recomendação foi feita pelo Ministério da Saúde a todos os estados e municípios, mas a população precisa consultar as secretarias de Saúde locais para saber se os postos vão funcionar.

No caso da vacinação contra a influenza A (H1N1) – gripe suína –, quem faz parte do público-alvo mas não foi imunizado nas etapas anteriores deve procurar o serviço amanhã. O grupo inclui crianças de 6 meses a 2 anos, doentes crônicos, gestantes e jovens de 20 a 29 anos. Idosos com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas têm até o dia 21 de maio para receber a dose.

Já a imunização de idosos contra a gripe comum começa amanhã apenas no Norte e Sul do país, em razão do atraso na entrega da vacina pelo Instituto Butantan. Desta forma, quem tem mais de 60 anos e vive em uma dessas regiões poderá receber as duas doses – uma contra a contra a influenza A (H1N1) e outra contra a gripe comum.

Até quinta-feira (22), o Ministério da Saúde contabilizou mais de 32 milhões de pessoas vacinadas contra a gripe suína. As grávidas têm até 21 de maio, último dia da campanha, para serem vacinadas, já que podem procurar os postos de saúde em qualquer período da gestação. A pasta alerta, entretanto, que a proteção deve ser feita o mais rápido possível, por se tratar de um grupo extremamente vulnerável a complicações provocadas pela doença.

Fonte: Agência Brasil

 

Leia também

Últimas notícias