Doadores de sangue são chamados para repor estoque nos hemocentros do país

São Paulo – A coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde alerta a população sobre a necessidade de reposição do estoque, evitando a redução nos bancos de sangue […]

São Paulo – A coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde alerta a população sobre a necessidade de reposição do estoque, evitando a redução nos bancos de sangue em todo o país, principalmente em feriados, período em que é comum ocorrer a diminuição no número de doadores.

“A doação de sangue é um ato voluntário e altruístico que conta com a colaboração de pessoas que podem salvar vidas”, diz Carlos Roberto Jorge, médico hematologista e há 35 anos hemoterapeuta da Fundação Pró-Sangue – maior hemocentro da América Latina, onde o volume de sangue coletado equivale a aproximadamente 32% do sangue consumido na região metropolitana de São Paulo, segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado.

A capital paulistana recebe uma média de 11 mil doadores por mês. “Nos períodos de feriados há uma redução de até 40%”, informa o médico. Segundo Jorge, todos os esforços precisam ser dirigidos para que as pessoas doem mais sangue.

Doação

Para doar sangue é necessário apresentar documento com foto, válido em todo território nacional; ter peso acima de 50 quilos e idade entre 18 e 67 anos. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal.

Não pode doar quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão sujeitas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas, e aqueles que tiveram relacionamento sexual recente com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Também não se pode doar sangue em jejum. É necessário fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores.

Para mais informações, acesse:

Leia também

Últimas notícias