sonda

Cientistas da Nasa apresentam evidências de água salgada corrente em Marte

Ainda não se sabe qual é a fonte da água, que pode ter vindo do gelo subterrâneo, de aquíferos ou até da condensação de partículas na atmosfera do planeta

Gerg Shirah/Nasa

Água corrente em Marte pode significar que ela possa ser habitável por seres humanos

Opera Mundi – Em anúncio feito hoje (28), a Nasa apresentou evidências da existência de água salgada corrente em Marte. A descoberta aumenta as chances de se encontrar algum tipo de vida no planeta e de que ele seja habitável para humanos.

Imagens de cânions e crateras, durante os meses de verão, nas ocasiões em que a temperatura é superior a -23ºC , mostraram manchas de água líquida, que escorreram em suas paredes. As mesmas marcas desaparecem durante o outono, quando a água seca.

Os cientistas, no entanto, ainda não sabem de onde ela vem. Acreditam que possa ser de gelo derretido, presente no subsolo poroso de Marte, aquíferos de água salgada ou até proveniente da condensação das partículas atmosféricas.

O local da fonte poderá futuramente ser usado como um centro de missões humanas no planeta. Além disso, também é a principal região para se iniciar as buscas por vida. As pesquisas a campo em Marte, contudo, ainda demorarão para acontecer, visto que as agências espaciais devem evitar ao máximo contaminar outros planetas com micróbios da Terra.

Missões mais antigas a Marte mostraram que, no passado, existiam rios subterrâneos e lagos na superfície do planeta, que secaram ou congelaram. Anteriormente neste ano, a Nasa revelou que um oceano pode ter coberto metade da superfície de Marte num passado distante.

Leia também

Últimas notícias