Imunização infantil

Seis capitais iniciam vacinação de crianças a partir de 3 anos contra a covid nesta segunda

Nova etapa de vacinação de crianças de 3 a 4 anos começa em Fortaleza, São Luís, Belém, Boa Vista, Manaus e Salvador. Público infantil receberá duas doses da vacina Coronavac, após autorização da Anvisa

Tânia Rêgo/ABr
Tânia Rêgo/ABr
A cidade do Rio de Janeiro também já inciou a imunização infantil daqueles com 4 anos, ainda na última sexta (15). Crianças com 3 anos serão imunizadas com a CoronaVac entre quarta (20) e sexta (22)

São Paulo – Seis capitais brasileiras iniciam nesta segunda-feira (18) a imunização contra a covid-19 de crianças de 3 a 4 anos com a vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. A nova etapa de vacinação está confirmada em Belém, Boa Vista, Fortaleza, Manaus, Salvador e São Luís. Como os adultos, as crianças receberão duas doses do imunizante em um intervalo de 28 dias. 

A cidade do Rio de Janeiro também já iniciou a imunização infantil daqueles com 4 anos, ainda na última sexta (15). Mais de 2 mil doses foram aplicadas nesta faixa etária ainda no primeiro dia da campanha, de acordo com balanço da prefeitura do Rio. Pelo calendário da capital fluminense, crianças com 3 anos serão imunizadas entre quarta (20) e sexta (22). A previsão é que a partir de sábado (23) a vacinação passe a ser para quem tem mais de 3 anos ou mais.

As demais capitais ainda aguardam orientação do Ministério da Saúde para iniciar a imunização das crianças de 3 a 5 anos. A pasta do governo federal ainda prepara nota técnica para as secretarias estaduais de Saúde, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o uso emergencial da Coronavac contra a covid-19 nesse público infantil, no dia 13.

A relatora do processo, a diretora da Anvisa Meiruze Freitas seguiu a recomendação unânime dos técnicos da agência pela aprovação da vacina, sem restrição de aplicação para crianças imunossuprimidas. As autoridades de saúde reforçam que a vacina é comprovadamente segura e eficaz, além de prevenir complicação da doença do novo coronavírus. 

Leia mais: Covid-19: Anvisa libera aplicação emergencial da Coronavac em crianças de 3 a 5 anos

Confira os locais

Até então, o Brasil só tinha autorização para imunizar as crianças com 5 anos ou mais com o vacina da Pfizer. E a partir de 6 anos com o imunizante da Coronavac. A expectativa da capital paraense é imunizar 30 mil crianças, a partir desta segunda. A vacinação estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), shopping e três hospitais de Belém. As doses serão aplicadas apenas nos dias úteis, excepcionalmente no mês de julho. 

Em Roraima, a prefeitura de Boa Vista informou que as doses estarão disponíveis em 13 UBSs, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h. Em Fortaleza, onde vacinação do grupo também tem início, o governo do Ceará anunciou que não há doses suficientes para a imunização de todo o grupo. São 64 mil doses da Coronavac para 262 mil crianças aptas a receber a vacina. O estado afirmou que aguarda mais doses do governo federal. 

Em Manaus, a vacinação também está disponível nos 37 pontos de atendimento a partir desta segunda. As crianças de 3 a 5 anos também poderão receber a primeira dose da Coronavac em um dos 51 postos espalhados pela capital do Maranhão. Em Salvador, esse público-alvo também poderá ser imunizado nos 37 postos, em diferentes regiões da capital baiana. 

Com informações do portal g1 e da CNN


Leia também


Últimas notícias