tragédia diária

Brasil registra 1.857 mortes por covid-19 em 24 horas. Fiocruz recomenda cautela máxima

Resultados positivos dos últimos dias não devem ser motivo para descartar cautela. “O número de novos casos semanais continua sendo motivo de grande preocupação”, aponta Fiocruz

Breno Esak/Secretaria de Saúde-DF
Breno Esak/Secretaria de Saúde-DF
De acordo com estatísticas, no rítmo atual o Brasil alcançará o controle da covid por meio da imunização apenas em nove meses. É preciso acelerar

São Paulo – O Brasil registrou 1.857 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas. Com o avanço, o país chega a 521.952 vítimas da doença, desde o início da pandemia, em março de 2020. Já o número de novos infectados no período foi de 65.165, totalizando 18.687.469, sem contar com subnotificação denunciada por cientistas e reconhecida por autoridades. A semana foi marcada por um recuo nas médias diárias de mortes e nos casos do coronavírus, entretanto, as taxas seguem elevadas e preocupam especialistas. A média calculada em sete dias está em 1.544 mortes e 52.101 casos.

Números da covid-19 no Brasil. Fonte: Conass

Vacinação

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) reafirma a tendência de queda ou estabilidade da covid-19 no país. No boletim InfoGripe divulgado hoje (2), a entidade aponta que nenhuma das 27 capitais apresentou crescimento na última semana. “Em 13 delas, observou-se sinal de queda. E 14 capitais apresentaram sinal de estabilização, indicando interrupção da tendência de queda ou manutenção de platô: Aracaju, Belém, Plano Piloto de Brasília e arredores, Cuiabá, Curitiba, Goiânia, Macapá, Maceió, Manaus, Porto Velho, Rio Branco, São Luís, Teresina e Vitória”.

Os resultados positivos apresentados, especialmente nesta semana, não devem ser motivo para descartar a cautela máxima com o vírus. “O número de novos casos semanais continua sendo motivo de grande preocupação. Todos os estados têm ao menos parte do seu território em nível alto ou superior, sendo que 22 deles e o Distrito Federal apresentam macrorregiões de saúde em nível extremamente elevado”, destaca a Fiocruz.

Transmissão da covid-19 considerada “extremamente alta” na maior parte do país. Fonte: InfoGripe/Fiocruz

Cautela

O avanço da vacinação no país, embora lento e aquém do necessário para salvar vidas, apresentou bons sinais nesta semana. A tendência de queda nas internações em todo o país surpreendeu especialistas. Principalmente entre as faixas etárias mais avançadas, que já estão imunizadas em sua maioria, a queda de mortes e internações é expressiva.

Até o momento, 13,42% da população brasileira está totalmente imunizada com duas doses e pouco menos de 38% tomou a primeira dose. Contudo, de acordo com estatística do rastreador de covid-19 da Bloomberg, no ritmo atual, o Brasil alcançará o controle da covid por intermédio da imunização apenas em nove meses. É preciso acelerar.

Enquanto isso, a Fiocruz reforça a necessidade de manter medidas de segurança para preservar vidas. Isolamento social, uso de máscaras e higiene pessoal são medidas necessárias mas que estão a cada dia mais fracas nos estados e municípios. “Embora os sinais de tendência sejam positivos, com poucos estados mostrando sinal de crescimento, os valores semanais, de acordo com o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do Boletim, continuam elevados. É o que revela o indicador de transmissão comunitária, tornando mais uma vez clara a necessidade de manutenção de medidas de mitigação da transmissão”, conclui a entidade.


RBA utiliza informações do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). Eventualmente, elas podem divergir do informado pelo consórcio da imprensa comercial. Isso em função do horário em que os dados são repassados pelos estados. As divergências, para mais ou para menos, são sempre ajustadas após a atualização dos dados.