balanço

Covid-19 entra em leve declínio, mas OMS pede cautela. Brasil está a um dia de 120 mil mortos

Na última vez que o Brasil apresentou queda nos índices de contágio, no final de julho, prefeitos e governadores resolveram flexibilizar o isolamento social

Marcelo Seabra / Ag. Pará
Marcelo Seabra / Ag. Pará
Pandemia de covid-19 chega à sexta-feira (28) com leve declínio

São Paulo – O Brasil chega, nesta sexta-feira (28), com um total oficial de 119.571 vítimas da covid-19, contados desde o início da pandemia, em março. Nas últimas 24 horas, foram registradas 922 novas mortes. O número mostra leve declínio na média diária de mortos pelo vírus, ficando abaixo das mil por di pela primeira vez em 11 semanas. Os dados são fornecidos pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass).

No início da semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia declarado que a pandemia estava reduzindo seu ritmo de crescimento, em média, no continente americano. Entretanto, a recomendação da entidade é manter cautela. Na última vez que o Brasil apresentou queda nos índices de contágio, no final de julho, prefeitos e governadores usaram de tal argumento para flexibilizar medidas de isolamento social.

Dados da pandemia de covid-19 de acordo com o Conass

Descaso

O fato, porém, é que o Brasil completa 12 semanas no epicentro da pandemia no mundo. Ao contrário de países que mantiveram o isolamento social após atingir o pico de mortes, o alto número de mortos diários se manteve. A principal razão é a baixa adesão ao isolamento social, especialmente em razão do descaso do governo Bolsonaro com a pandemia.

Estados mais afetados pela covid-19 no Brasil


Leia também


Últimas notícias