proteção

Dez cuidados com o coronavírus para quando precisar sair ou voltar para casa

Tirar as roupas no quintal e ensacar, lavar as áreas expostas antes de entrar em casa, desinfetar celular são algumas medidas importantes

wikimedia commons
wikimedia commons
Na China, que tem 4.636 mortes em uma população de 1,4 bilhão, autoridades anunciaram ontem (25) o confinamento de mais de 4 milhões de habitantes após a detecção de 39 casos

São Paulo – Com o avanço da epidemia de por falta de cuidados com coronavírus, muitos setores econômicos de São Paulo estão recebendo determinação para fechar as portas, com objetivo de reduzir a propagação. O país tem mais de 500 casos confirmados, seis mortes e quase 12 mil em análise.

No entanto, supermercados, restaurantes, serviços de entrega, postos de gasolina, farmácias e unidades de saúde vão seguir trabalhando para manter o abastecimento da população. Nesse caso, alguns cuidados extras são importantes para evitar a contaminação e a transmissão do vírus, sobretudo ao retornar para casa, seja para quem trabalha ou para quem precisou fazer compras.

“O ideal é já trocar a roupa no quintal e lavar as mãos antes de entrar em casa. Se não der para lavar as mãos na área externa, evite tocar nos objetos de dentro de casa e vá direto lavar as mãos e outras áreas expostas. Se possível, já tome banho. E também é importante limpar o celular com álcool a 70%”, orientou o ex-ministro da Saúde e médico sanitarista Arthur Chioro.

As roupas têm menos potencial de transmissão, mas também podem armazenar o vírus. “Por isso é importante trocar a roupa antes de cumprimentar filhos, cônjuges ou outras pessoas que morem na casa, sobretudo idosos”, destacou.

Além disso, no ambiente de trabalho, quem tem contato com clientes deve tomar algumas medidas, como aumentar a distância entre cliente e caixa, ter álcool gel disponível durante todo o expediente, controlar o fluxo de entrada de clientes para evitar filas e outras aglomerações.

O uso de luvas e máscaras também deve ser considerado para garantir a proteção dos trabalhadores. “Esses serviços essenciais à sobrevivência não podem parar, mas seus trabalhadores precisam ser preservados o máximo possível”, defendeu Chioro.

Outro cuidado importante para a população em geral é higienizar os produtos trazidos do supermercado. As embalagens podem ser limpas com uma solução de água sanitária. E os alimentos devem ser lavados e mergulhados em solução de hipoclorito ou água sanitária. O Ministério da Saúde mantém uma página com as principais atualizações sobre cuidados com o coronavírus.

Cuidados com o coronavírus ao retornar para casa

  • Tire as roupas e calçados no quintal (deixe sempre uma muda de roupa pronta ao sair);
  • Se precisar trazer as roupas para dentro, coloque-as em um saco plástico;
  • Se possível, lave as mãos na área externa da casa;
  • Se não puder lavar as mãos antes de entrar, evite tocar nas coisas antes de lavar as mãos;
  • Não cumprimente crianças, cônjuges ou outras pessoas que morem na casa antes de trocar de roupa e lavar as mãos;
  • Se possível, tome banho assim que chegar;
  • Desinfete celular, chaves e cartões bancários com álcool a 70%;
  • Mochilas e bolsas de uso diário devem ficar em uma caixa, na área externa da casa;
  • Limpe as embalagens que trouxe com solução de água sanitária (20 ml para cada 1 litro de água);
  • Lave alimentos com água e sabão e os deixe 10 minutos imersos em solução de água sanitária (20 ml para cada 1 litro de água).