Depois de SP, Rio, PR e RS adiam volta às aulas por conta da gripe A

Retorno em 10 de agosto será reavaliado na próxima semana e autoridades de saúde não descartam pedir nova data; 60 mortes confirmadas no país

A Secretaria de Educação do Estado Rio de Janeiro anunciou nesta quarta-feira (29) que as férias escolares serão prorrogadas em uma semana. A nova data para a volta às aulas dos cerca de 1,5 milhão de alunos da rede estadual, a princípio, é 10 de agosto. Na terça (28), o órgão havia informado que não faria mudanças no calendário em função dos casos de influenza A (H1N1) – gripe suína.

No caso do Rio Grande do Sul, o adiamento será até 17 de agosto, mesma data definida para São Paulo. Em nota, a governadora Yeda Crusius destacou apenas se tratar de uma medida para “retardar a velocidade de contágio na população”. A recomendação é para que escolas municipais, privadas e universidades também realizem a prorrogação.

No Paraná, as escolas particulares também param, atingindo cerca de 540 mil alunos, até o final da semana que vem.

A exemplo do que ocorreu em São Paulo, a decisão no Rio foi tomada seguindo uma orientação da Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com o responsável pela pasta, o secretário Sérgio Cortes, a medida representa uma precaução para que seja possível acompanhar a evolução da gravidade dos casos da doença registrados no estado, especialmente os relacionados a crianças. A recomendação vale também para toda a rede privada de ensino.

“É uma precaução para que possamos observar o novo comportamento desse vírus. Já identificamos um comportamento completamente diferente relacionado às grávidas, com agravamento do caso de maneira muito rápida”, afirmou Cortes.

Na próxima semana, a data de retorno será reavaliada pelas autoridades de saúde, que podem pedir um novo adiamento. “A grande questão não é o aumento do número de casos, o que estamos querendo ver é o comportamento do agravamento dos casos. Se for igual a uma gripe normal não tem por que manter a suspensão de retorno. Se identificarmos um comportamento diferente nas crianças, teremos que desenvolver ações específicas para elas”, acrescentou o secretário.

Nos últimos dias, cinco pessoas morreram no estado do Rio, três delas grávidas, e há ainda muitos casos sob análise. Em todo o país, são 60 óbitos provocados pela doença. 

Em São Paulo, a Secretaria Estadual de Educação determinou na terça que as aulas sejam retomadas apenas em 17 de agosto na rede pública e pediu que o mesmo seja adotado pelas escolas particulares. Em seguida, as três universidades estaduais públicas, USP, Unesp e Unicamp, também anunciaram o adiamento da retomada das atividades.

Com informações da Agência Brasil e da Reuters.

Leia também

Últimas notícias