Carta ao Leitor

Um Brasil que desembaça

Padre Agnaldo Soares Lima Este texto começa sugerindo ao leitor que pare por aqui. Agora, folheie toda a revista, passeie os olhos pelas páginas, saboreie alguns títulos e fotos, petisque […]

Padre Agnaldo Soares Lima

Este texto começa sugerindo ao leitor que pare por aqui. Agora, folheie toda a revista, passeie os olhos pelas páginas, saboreie alguns títulos e fotos, petisque alguns trechos, olhe-a como um todo, de trás para a frente, de frente para trás. E só depois volte aqui.

A sensação é que das páginas pululam pequenos pedaços deste nosso Brasil, como uma remixagem da Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, aquela do “meu Brasil brasileiro”, que tem coqueiro que dá coco. Pedaços de um Brasil brasileiro, que busca caminhos para seus adolescentes infratores, que mostra quais podem ser as cores do arco-íris aos cegos de nascença do sistema público de rádio e televisão, que discute prós e contras da energia nuclear – aqui no Brasil, yes, nós temos ciência; que não quer deixar se perder idéias como o Projeto Boracea.

O Brasil das pessoas que fazem aqui e agora a luta pelo seu pedaço de chão, o desafio dos estudantes e professores que defendem a universidade pública, o novíssimo cinema brasileiro e o velho futebol. De gente como Antonio Nóbrega, que retoma a missão desta revista: atuar, transformar, como a dança que modela seres humanos por inteiro, a que dá reportagem de capa. E até no texto internacional, do Haiti, aflora a experiência dos brasileiros, soldados que tentam ali ajudar a construir a paz.

Espere. Falta alguma coisa? Uma matéria específica sobre política? A conjuntura econômica? Textos que falam de parlamentares, partidos, governantes e aparecem em abundância no dia-a-dia da mídia? Talvez. Mas desta edição transparece muita vontade política de fazer crescer os coqueiros que dão coco, já que o noticiário político mostra um Brasil embaçado, raramente buscando novos caminhos. Indicadores econômicos ajudam a pensar o futuro, mas investigar os valores humanos, vivos, em movimento pela vida sobressai sobre estatísticas, contas e projeções. Aqui, cada pedacinho de reportagem põe em prática o ideal da revista. Um Brasil desembaçado.